Alimentos transgênicos: onde eles estão?
Os alimentos transgênicos, ou geneticamente modificados, são uma realidade. São inúmeros os exemplos, como o milho, soja, canela, inhame, arroz, tomate, trigo, batata-doce, entre outros.
Por lei, desde 2003 esses alimentos devem ser identificados, para que o consumidor possa estar ciente e fazer a escolha por consumi-lo ou não. Muitas vezes, o símbolo "T" passa desapercebido, mas está lá, presente nos rótulos. Tudo isso se deve ao fato de que existem vantagens e desvantagens, por esse tipo de produto causar tanta polêmica e dúvidas.
Fique atento à esse símbolo nos rótulos!!! |
Os pontos positivos que podem ser destacados são a possibilidade do aumento da produção e até do valor nutricional dos alimentos. Porém, há divergências sobre o impacto ambiental que as plantações causariam, tornando pragas e ervas daninhas mais resistentes e até o fato de que as sementes transgênicas poderiam "contaminar" as orgânicas.
A comunidade científica ainda estuda sobre o assunto para saber até onde vão esses perigos ou o quanto poderemos ganhar com esses produtos. Enquanto isso, a liberdade para escolher se consumiremos ou não está em nossas mãos.
Comentários
Postar um comentário