Pra quê serve o IMC?
Ao contrário do que muitos pensam, o Índice de Massa Corporal (IMC), não serve apenas como uma referência para dizer qual seria o peso ideal de um indivíduo de acordo com a altura. Marca como algo que serve para classificar a desnutrição e obesidade em diferentes públicos. É uma ferramenta de avaliação nutricional validada pela Organização Mundial da Saúde.
Certo que apresenta algumas falhas, como não levar em conta a composição corporal. O corpo contém músculos, ossos, gordura, e em cada pessoa essa relação acaba sendo diferente. Apesar de tudo, ainda acaba sendo bastante utilizado na clínica e na metodologia em pesquisas por conta da sua fácil aplicação e acessibilidade, com baixo custo.
Muitos profissionais não adotam mais o IMC nos seus atendimentos. Respeito o critério de cada um para isso. Mas diante disso, ainda vejo mais vantagens em utilizar o IMC no meu trabalho, em conjunto a outros métodos de avaliação, como dobras cutâneas e bioimpedância. Essas análises permitem um maior leque de possibilidades para fechar um diagnóstico mais preciso.
FONTE: Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica
Siga nas redes sociais o Semeando Saúde!!!! Até mais!!!
Comentários
Postar um comentário