Sobre a frase "gordo não passa credibilidade"...

Quase sempre, ao entrar no Instagram, me deparo com uma polêmica nova geradora de visualizações de figuras públicas. Uma das primeiras do ano da chamada “bolha católica” que acompanho, por fazer parte do meu mundo e da minha fé, foi sobre um vídeo em que uma influencer faz menção a seguinte afirmação: “Gordo não passa credibilidade”.



Essa frase me pareceu um tanto inconsequente, visto que a Obesidade é considerada uma doença. Não precisa ser da área da saúde para entender que esse problema envolve diversas questões, e não uma simples falta de virtudes (como aponta a tal influencer). Outras situações devem ser consideradas, como questões ambientais, psicológicas, questões da história da pessoa, relação da pessoa com os alimentos, medicamentos, problemas de saúde, como hipotireoidismo, etc.
Vi uma postagem de um padre famoso também na internet que rebateu de forma sábia a questão. Existem até muitos santos que estiveram “acima do peso”, e que não deixaram de ser muito virtuosos, citando São Tomás de Aquino e Santa Teresa D’Ávila.
Essa visão reducionista para problemas macro não pode nos deixar reféns de nossas bolhas. Antes de sair comentando em qualquer postagem polêmica, vamos analisar cada questão de forma cuidadosa, com temperança e caridade (estaremos exercitando, dessa forma, virtudes, não é mesmo?).
A competência não se mede pelos números da balança, manequim que a pessoa veste, ou aspectos externos, somente. Vai muito além disso. A primeira impressão pode até causar um impacto, com um pré-julgamento quase instantâneo. Mas basta uma conversa, se interessar um pouquinho mais pelas pessoas e pelo ambiente, que aprendemos que não é bem assim. Deixemos de ser rasos.

Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!