Intolerância a lactose - Informações e dicas

 




    Olá, hoje eu venho dar uma dica muito legal especialmente para os portadores de "Intolerância a lactose". Primeiramente, vamos deixar bem claro que a intolerância a lactose nada tem a ver com alergia alimentar, sendo que a primeira é resultado da deficiência da enzima que digere a lactose (no caso, o açúcar do leite). A segunda, é derivada de uma resposta do sistema imunológico a alguma substância estranha no organismo, como a alergia à caseína (proteína do leite).
   Então, quem tem o diagnóstico de "Intolerância a lactose" têm dificuldade na digestão do açúcar do leite, que acaba sendo digerido somente na parte final do sistema digestivo (no intestino grosso) por bactérias da flora intestinal, tendo como consequências a dor, inchaço abdominal, formação de gases que geram enorme desconforto, entre outros sintomas relacionados. É importante que o médico seja procurado para que sejam realizados exames que confirmem o diagnóstico e qual é o nível de intolerância apresentado.
   A partir daí, o paciente restringe em sua alimentação os alimentos que contenham a lactose em sua composição (como leite e derivados) e também ficar atento aos rótulos de composição dos produtos e quais deles são mais tolerados. Atualmente, o mercado dá algumas opções de produtos com teor de lactose reduzido em sua composição, porém ainda são um pouco difíceis de serem encontrados e possuem valor mais alto. 

   Também é importante uma atenção especial ao teor de cálcio da dieta, pois boa parte desse mineral acaba sendo excluído da alimentação por conta da restrição alimentar ser voltada justamente a seus alimentos-fonte. É interessante que a pessoa possua um cardápio balanceado, com mais vegetais verde-escuros, peixes como sardinha e outras fontes alimentares enriquecidas do mineral. Visite o seu nutricionista para que a dieta seja realizada de acordo com a sua necessidade. 
     Surgiram no mercado cápsulas e suplementos de lactase, que podem auxiliar nesse processo, bem como alguns tipos de iogurtes probióticos contendo lactase que podem auxiliar nos sintomas, mas os resultados da sua utilização nesses tipos de pacientes ainda são incertos. 
     Espero que tenham gostado do post, e seguem alguns sites e artigos  bons para quem quer saber mais sobre o assunto e até encontrar opções de produtos e receitas especiais:

- MATTAR, R.; MAZZO, D.F.C. Intolerância a lactose: mudança de paradigmas com a biologia molecular. Rev. Assoc. Med. Bras., São Paulo, v.56, n.2, 2010. 
-GASPARIN, F.S.R. et. al. Alergia ao leite de vaca versus intolerância a lactose: as diferenças e semelhanças. Rev. Saúde e Pesquisa., Maringá, v.3, n.1, p. 107-114, 2010. 

Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!