Linhaça, quinoa e chia - dicas de como utilizar!!!

- Linhaça: Temos 3 tipos: Marrom, Dourada, e Dourada em forma de Farelo. Todas têm praticamente os mesmos benefícios. A marrom é mais crocante e um pouco mais amarga. A dourada em forma de farelo deve ser consumida para quem quer extrair os benefícios funcionais, ou seja, bem estar específico para os tratamentos. Para quem tem constipação intestinal a linhaça dourada em farelo é melhor porque já vem com a fibra moída e com isso se adapta com mais facilidade no intestino. Melhor forma de consumir é do jeito que compramos para não estragar as propriedades.

Recomendação: 1 a 2 colheres de sopa/dia (30g).



- Quinoa: Não possui glúten sendo ideal para as pessoas que tem a doença celíaca. A quinoa geralmente é vendida na sua versão em pó, ficando parecida com a aveia moída, mas também pode ser encontrada como grão inteiro. Em ambos os casos a quinoa tem todos os seus nutrientes conservados e o consumo diário não deve ser feito em quantidades elevadas. Pode ser consumida em saladas, com leite, iogurte, substitui a farinha de trigo, misturando com sucos e vitaminas ou frutas.
Recomendação: 1/4 a 1/2 xícara de chá/dia (1/4 xíc de chá = 45g).


- Chia: Seu principal componente é o ômega 3, encontrado em teor mais elevado do que o na linhaça. Contém também fibras solúveis e insolúveis, proteína de fácil digestão e minerais como cálcio, magnésio e potássio. Existem três formas de consumí-la:
Grão “in natura”: pode ser consumido puro com um pouco de água ou, com cereais matinais, sopas, saladas, iogurtes, sucos, vitaminas, frutas ou misturado na comida.
Farinha: pode ser adicionada no preparo de massas, pães e bolos ou acrescentada a alimentos já preparados.
Óleo: usar como tempero, adicionado em alimentos que serão consumidos frios como, por exemplo, em saladas. Lembre-se que na forma de óleo não se pode contar com os benefícios das fibras, encontradas na farinha e no grão “in natura”. Pode ainda ser encontrado em forma de cápsulas.
Recomendação: 1 colher sobremesa/dia (25 g).


IMPORTANTE: Realize o consumo desses grãos com uma ingestão correta de água, para que se tenha os benefícios.
        Gostou das dicas? Não deixe de seguir o blog nas redes sociais!!! Até mais!!
Instagram: @semeando_saude
Facebook: /blogsemeandosaude

Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!