PANCs - Plantas Alimentícias Não-Convencionais

       Você já ouviu falar nas PANCs?? Se ainda não, conheça melhor o que são e descubra mais essa possibilidade para realizar uma alimentação mais saudável! 

O que são PANCs? 
São vegetais pouco cultivados de forma comum para fins de alimentação (como a batata, tomate, repolho e alface, por exemplo), mas de muito valor nutritivo a ser catalogado pela comunidade científica e de amplo conhecimento de populações tradicionais, como os ribeirinhos ou moradores do semi-árido, onde na maioria das vezes estão ligadas à subsistência e a agricultura familiar. "...O seu consumo, portanto, se dá em certas regiões ou localidades, não despertando interesse por parte das empresas de sementes, fertilizantes e agroquímicos...".

Algumas espécies e características nutricionais

Cará ou Inhame - Fazem parte da família dos tubérculos, ou raízes comestíveis (como a batata, mandioca, etc.). Existem 14 espécies utilizadas na alimentação, sendo fonte de carboidratos, fibras, vitamina C e magnésio, que variam de acordo com a espécie. É utilizada em diversas preparações, como bolos, sopas, purês e farinhas. 


Maxixe - Muito usada em preparações com carnes e ensopados, ganha destaque pela quantidade considerável de zinco, agindo na na prevenção de problemas na próstata, na diminuição dos níveis de colesterol e na cicatrização de ferimentos.



Azedinha - É uma planta rica em vitaminas B e C, além de ter ação diurética, antibacteriana, anti-inflamatória, cicatrizante, anticancerígena, laxativa, antisséptica e antioxidante. Ela previne o envelhecimento e pode ser utilizada no tratamento de acnes, feridas e prisão de ventre. Acrescente em uma deliciosa salada!




Beldroega - É uma planta de origem europeia com sabor semelhante ao espinafre. Altamente eficaz no tratamento de doenças como: colesterol, doenças oculares, vias urinárias e contra vermes.



Bertalha - Fonte de ferro e  vitaminas A, B e C,  sendo muito usada também no tratamento de processos inflamatórios, doenças hepáticas e problemas oculares. É muito comparada com o espinafre tradicional, não só pela aparência e sabor, mas por suas utilizações culinárias.




Capuchinha - Muito cultivada para fins medicinais, é rica em compostos benéficos. Têm ação antisséptica, bactericida, analgésica, calmante, laxativa e anti-inflamatória. 



Jambu - Muito conhecida na região Norte do Brasil, sendo suas folhas e flores usadas em infusões para o tratamento de anemia, dor de dente e de garganta, com ação analgésica e antibiótica. Estão presentes na sua composição inúmeros compostos fenólicos, vitamina C e carotenoides.





Ora-pro-nobis - É uma folha nativa do continente americano e fonte vitaminas A, B, C, ferro, fósforo e fibras. Auxiliam no bom funcionamento intestinal e no aumento da imunidade. Têm um considerável teor de ferro, além de contribuir com a energia necessária para a manutenção da saúde.




Para saber mais, consulte as fontes: 
http://www.abcsem.com.br/docs/manual_hortalicas_web.pdf
https://www.fepeg2016.unimontes.br/index.php/anais/ver/2316
https://www.sescsp.org.br/files/artigo/3482005a/0cfb/41ed/87db/b9d2fc024356.pdf
http://www.conhecer.org.br/enciclop/2015c/agrarias/concentracao%20das%20atividades.pdf


Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!