O mindfulness eating e o exercício da uva passa

     Comer muitas vezes se torna um ato até involuntário nos dias atuais. Sem percebemos, apenas engolimos os alimentos sem percebermos os sabores, cheiros, texturas e tudo o mais que envolve esse momento. Portanto, deixo aqui com os meus leitores um tipo de exercício bem interessante para que possam fazer e sentir as inúmeras sensações que um simples alimento pode despertar no nosso organismo. Você só precisará de uva passa.

"1. Segurando . Primeiro, segure a passa e a mantenha na palma de sua mão ou entre o indicador e o dedo polegar. . Focando sua atenção nela, imagine que você acabou de cair de Marte e nunca viu um objeto assim em toda sua vida. 
2. Vendo . Passe alguns minutos realmente vendo o objeto, observe a passa cuidadosamente e atenção plena. . Deixe que seus olhos explorem cada parte da mesma, examinando as peculiares do objeto; onde a luz bate, as regiões ocas e escuras, as rugas e as dobras e toda e qualquer assimetria e característica da passa.
3. Tocando . Gire a passa por entre dedos, explorando sua textura, talvez com os olhos fechados se isso aumentar o seu sentido de tato. 
4. Cheirando . Colocando a passa abaixo do nariz, deixe que a cada inalação você sinta profundamente todos os aromas e fragrâncias que apareçam e notando, ao fazer isso, quaisquer acontecimentos interessantes que estejam ocorrendo em sua boca e estômago. 
5. Pondo na boca . Agora lentamente leva a passa aos lábios, notando como sua mão e braços sabem exatamente como e onde posicioná-la. Gentilmente, coloque o objeto na boca, sem mastigá-lo e notando como ele é distribuído na boca. Passe alguns momentos explorando todas essas sensações, inclusive com a língua. 
6. Saboreando . Quando estiver pronto, comece a mastigar a passa, notando como e qual parte precisa ser mastigada. Depois, de maneira muito consciente, morda uma ou duas vezes e perceba o que ocorre posteriormente, experimentando quaisquer ondas de sabor que são emanadas à medida que você continua mastigando. Sem engolir ainda, note as sensações cruas de sabor e textura na boca e como estas mudam com o tempo, de momento em momento, assim como mudanças no próprio objeto. 
7. Engolindo . Quando estiver pronto, comece a engolir a passa, veja se consegue notar a primeira intenção em engolir à medida que esta aparece, para que até mesmo esta sensação seja experimentada conscientemente antes mesmo que você engula a passa. 
8. Seguindo.... . Finalmente, veja se consegue sentir o que sobrou da passa se movendo até o estomago e perceba como o corpo como um todo está se sentindo após o término deste exercício de atenção plena no ato de comer." 

Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!