Óleo de cozinha - reciclagem
O óleo de cozinha, caso não seja descartado corretamente após ser utilizado, pode ser muito prejudicial ao meio ambiente. Estima-se que cada litro de óleo de cozinha pode poluir até 1 milhão de litros de água potável, o equivalente ao consumo de uma pessoa em 14 anos. Sem contar que o óleo acumulado pode causar entupimentos, refluxo no sistema de esgoto e até rompimento das redes de coleta. Isso causa mal cheiro, aparecimento de ratos e insetos na cozinha. Portanto, seguem algumas dicas para que o óleo caseiro não seja desprezado diretamente na pia:
- Armazene o seu óleo já utilizado em garrafas pet, realizando o seu descarte em lugares apropriados. Existem vários pontos na cidade onde você poderá deixar o óleo, informe-se;
- Geralmente, ele é utilizado na fabricação caseira de sabão e óleo diesel. Em várias cooperativas e projetos sociais fazem esse trabalho.
Ingredientes:
- 6 litros de óleo usado
- 1 kg de soda cáustica
- 2 litros de água
- 4 litros de álcool combustível
Modo de fazer: Misture o álcool com o óleo, misture a soda na água. Coloque tudo em uma bacia grande, e mexa até borbulhar. Deixe por 24 horas na sombra para endurecer e corte em barras. Não se esqueça de utilizar luvas e máscara para manipular os ingredientes, e evitar o contato dos produtos com crianças e animais domésticos. Rende até 30 barras de sabão.
Portanto, realizando o uso consciente de todos os produtos que utilizamos, a natureza agradece! Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário