Probióticos, prebióticos e simbióticos
Probióticos, prebióticos e simbióticos estão incluídos no grupo de alimentos funcionais, cujo o objetivo é de fornecer a nutrição básica e também promover benefícios a saúde. Sendo que esse efeito só é alcançado com a adoção de uma dieta equilibrada e variada.
Os probióticos são microorganismos vivos que podem ser incluidos na alimentação, sendo positivos para a saúde da microbiota intestinal. Auxiliam na prevenção de infecções, doenças intestinais e até mesmo na digestão da lactose em indivíduos intolerantes, aumentam a absorção de vitaminas e minerais no organismo, aliviam a constipação, e muitos outros benefícios comprovados cientificamente. Os microorganismos mais comuns relacionados a essas funcionalidades são as bactérias do tipo Bifidobacterium e Lactobacillus, dentre outros.
Esses microorganismos podem ser adicionados em vários produtos, como bebidas lácteas, sorvetes, iogurtes, leites fermentados e diversos tipos de queijos. Há uma legislação própria que regula a fabricação e rotulagem desses alimentos pela indústria.
Por sua vez, os prebióticos são substâncias alimentares não-digeríveis pelo organismo que estimulam o crescimento das bactérias intestinais que são boas ao organismos (os probióticos). Alguns exemplos dessas substâncias são a inulina, FOS e frutanos. Essas substâncias estão presentes em alimentos de origem vegetal, como aveia, chicória, cebola, maçã, alho, cevada, entre outros. Os prebióticos trazem benefícios como a redução do colesterol, combate a obesidade e a absorção de cálcio pelo organismo.
Para finalizar, os simbióticos são denominados como a interação entre os probióticos e prebióticos, quando esse acontece devido a ação de uma substância alimentar funcional ao organismo.
Continue acompanhando as postagens do Blog Semeando Saúde! Compartilhe e comente... Até mais!
Facebook: /blogsemeadosaude
Instagram: @semeando_saude
FONTES: https://revistas.ufg.br/REF/article/viewFile/2082/2024
Krause - Alimentos, Nutrição e Dietoterapia - 13ª Ed. 2013.
Comentários
Postar um comentário