Botulismo: fique atento com as conservas!!!
Hoje, entre os assuntos de destaque no twitter, estava o alerta que o Ministério da Saúde fez sobre o consumo de palmito em conserva. A postagem aconselhava que as pessoas fervessem o produto antes de consumí-lo, sendo essa ma medida preventiva contra o Botulismo... Muitos desconheciam o que era esse problema, então me inspirei para explicar aqui no blog!!!
O Botulismo Alimentar (tipo específico da doença) é causado através da toxina de uma bactéria: a C. botulinum (a mesma utilizada nos procedimentos estéticos conhecidos como "botox"). Esse microorganismo pode estar presente em produtos como conservas em geral (mais comuns no palmito e picles), carnes de peixe, salsicha e queijos. A bactéria fica encubada de 2 horas a 10 dias no organismo, tempo em que os sintomas podem aparecer.
Primeiramente, os sinais de que algo não está bem são um mal estar com náuseas, vômitos e dores abdominais. Conforme vai evoluindo, aparece a fraqueza muscular bem típica. Há boas chances de recuperação, porém o tempo é bem variável, conforme a gravidade do caso.
Uma das melhores formas de prevenção é o cuidado ao comprar e ingerir conservas. Nunca compre latas estufadas, ou com o líquido embaçado, com algum tipo de alteração no cheiro ou aspecto (esse alerta já dei em outras oportunidades). E o mais importante: ferva esses produtos antes de serem consumidos por 15 minutos, pelo ou menos (o alerta do twitter e do MS é totalmente válido)!!!
O aviso para a forma de consumo segura do palmito está na embalagem! |
Para saber mais, consulte esses links!!!
Até mais!!!!
Muito bom saber disso... Informativo muito valido.
ResponderExcluir