O cálcio e o ferro no organismo feminino

         As mulheres podem apresentar em decorrência do fluxo menstrual uma perda de sangue significativa para o seu organismo. Por esse motivo, os riscos de anemia na população feminina são maiores. Uma alimentação rica em carne vermelha, feijão e vegetais verde-escuros é importante para todo o público feminino, pois esses alimentos são ricos em ferro. Ingerir também com esses alimentos uma fonte de vitamina C (como suco de laranja), aumenta a absorção do mineral no organismo. 
A queda do hormônio estrogênio, com a chegada da menopausa (entre outros fatores), pode acarretar na perda de massa óssea. Esse problema é denominado osteoporose. Tudo isso ocorre porque o esse hormônio está ligado à capacidade dos ossos de captar cálcio, fazendo com que o tecido fique com a aparência “porosa” e mais fragilizada. A susceptibilidade a fraturas é bem maior nesses casos. Por isso, é importante manter a alimentação uma ingestão adequada de produtos ricos nesse mineral, como leite e seus derivados (iogurtes, queijos, etc). A quantidade recomendada é de três porções ao dia (o equivalente a três copos de leite). Os exercícios físicos e a ingestão adequada de vitamina D também ajudam na fixação do cálcio pelos ossos.  



           
Observações: O acompanhamento médico é muito importante, para que se faça a avaliação do uso de medicamentos ou suplementações nos diagnósticos tanto de anemia ferropriva quanto de osteoporose.
Fazer as refeições com a presença de alimentos-fonte de cálcio e de ferro, ao mesmo tempo, pode acarretar numa baixa biodisponibilidade desses dois nutrientes no organismo. Faça o consumo das porções recomendadas dos alimentos-fonte desses alimentos em refeições diferentes.

Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!