Feiras livres - dicas de compras

       As feiras livres, apesar da grande concorrência com outros tipos de comércio, como os supermercados e sacolões, ainda tem o seu espaço nas grandes cidades, principalmente nas periferias. A variedade de produtos oferecidos a um bom preço atraem consumidores, mas cuidados essenciais devem ser tomados na hora das compras.
      Ao escolher frutas, legumes e verduras das inúmeras barracas, temos que observar as condições em que se encontram esses alimentos. Evitar o hábito de escolher vegetais apertando demais, para não esmagá-los ou furá-los com as unhas, o que não é higiênico. Muitas vezes, um simples toque com as mãos e a observação com o olhar já basta para selecioná-los bem. Opte sempre pelos produtos que estão em período de safra, pois saem mais em conta e possuem uma qualidade melhor. 
    Hortaliças (como alface, espinafre, acelga) não devem estar amareladas, com manchas escuras e murchas. No caso dos legumes, prefira os que se encontrem íntegros, sem amassos e furos, com a textura lisa. A casca deve ser brilhante, e se for possível manter os talos e as folhas, pois, lembrando, muitas dessas partes podem ser aproveitadas em inúmeros tipos de preparações. Essas partes rejeitadas pelos feirantes, infelizmente, costumam ir para o lixo em muita quantidade. As melhores frutas são aquelas que se encontram no seu ponto de maturação ideal. 
     Outro ponto importante que deve ser considerado é o tempo que os produtos levarão para serem consumidos. Realizar as compras semanalmente é o ideal para evitar desperdícios e possibilitar que o consumo seja feito sempre com os alimentos ainda frescos. Atenção especial também aos muitos feirantes que não tomam o devido cuidado na hora de manipular seus produtos e, logo em seguida, recebem dinheiro dos seus fregueses, deixando a higiene das mãos em segundo plano nesse momento. 
       Um fato que se tornou preocupante  nas feiras livres é a venda de carnes e frutos do mar. Muitas vezes, a comercialização desses itens acontece de maneira errônea, ficando expostos ao ar livre e a temperaturas inadequadas por um longo período. O risco de contaminação que essas carnes podem trazer é enorme, por isso, todo o cuidado é pouco ao adquiri-los. 
       Pelo final da manhã, os comerciantes abaixam os preços e oferecem os produtos que ainda ficaram no seu estoque. Então, devemos fazer uma melhor seleção dos hortifrutis, pois a qualidade tende a cair também. 
      Na barraca do pastel, um ponto tradicional de parada de todos, deve-se atentar a questão do reaproveitamento do óleo da fritura, as condições de higiene na manipulação das massas e do caldo de cana. Com tudo isso feito, é só aproveitar!!! Até mais!!!
           

Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!