Ovos - como utilizá-los corretamente

   O ovo é um alimento de alto teor nutricional e de ampla utilização na culinária. No entanto, no momento de realizar o seu consumo,ainda restam algumas dúvidas sobre a sua correta forma de armazenagem e na sua inclusão em receitas. Seguem algumas considerações sobre os ovos: 


- Microrganismos patogênicos, como a Salmonella sp., podem contaminar tanto a casca quanto a gema dos ovos. Por esse motivo, é recomendado que não se adquira ovos rachados e também em embalagens reutilizadas, pelo alto risco de contaminação das mesmas;
- Os ovos podem ser armazenados em temperatura ambiente, refrigerados ou  até congelados. O seu tempo de prateleira varia conforme o modo de armazenagem;
- Na refrigeração, os ovos nunca devem ficar dispostos na porta da geladeira, devido às mudanças bruscas de temperaturas que essa região é submetida, o que pode comprometer a qualidade do alimento. Eles devem ficar nas prateleiras externas, em recipientes plásticos apropriados; 
- O cozimento correto dos ovos é feito em imersão com água fervente, por cerca de 9 minutos. A gema deve ser firme e amarelada. Ao usar, evitar o contato da casca com o conteúdo. 
- Deve-se estar sempre atento a preparações a base de ovos crus, como maionese caseira, musses e glacês. 
- Para que preparações como pudins, bolos, fios de ovos e quindins não fiquem com "gosto de ovo", é importante retirar a película esbranquiçada que prende a clara na casca do ovo, chamada de calaza, coando a clara. 
- Os ovos podem ser considerados frescos quando possuem a gema firme, centralizada e a clara espessa. Quando aberto, a gema não se esparrama. 

   Para concluir, segue um teste simples para atestar se o ovo encontra-se ou não envelhecido:
  • Ao colocar o ovo em uma vasilha com água, o ovo que se encontra fresco deve ficar estável e afundar. O ovo velho flutua, devido ao aumento da câmara de ar. 
  • Também pode-se colocá-lo sobre a luz. A gema deve estar centralizada e a câmara de ar é pequena. 
   Até a próxima!!!

Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!