Saiba um pouco mais sobre o Glúten

    Muito se tem falado sobre os efeitos que a eliminação do glúten pode trazer na dieta. Mas é necessário, antes de tudo, saber o que é o glúten e em quais alimentos podem ser encontrados (hoje uma vasta gama de alimentos contém glúten), e também entender em quais casos a sua exclusão é recomendada.



O que é o glúten? O glúten é a junção de proteínas encontradas em alguns tipos de cereais, mais especificamente nos alimentos a base de trigo, aveia, centeio e cevada. Ele promove a elasticidade das massas em seu preparo e não permite a sua distensão, como ocorre em bolos, pizzas, biscoitos, etc, que utilizam como ingrediente farinha de trigo, por exemplo. 

Para quem a exclusão do glúten na alimentação é recomendada? A exclusão total do glúten da dieta é recomendada somente às pessoas que possuem o diagnóstico da Doença Celíaca (que seria a intolerância à essa substância) ou alergia ao glúten. Essas pessoas devem verificar atentamente os rótulos dos produtos industrializados nas prateleiras (muitos deles levam farinhas como espessantes), que mostram a mensagem "Contém glúten" obrigatoriamente.

    Espero ter esclarecido algumas dúvidas sobre o assunto. Até a próxima!!!!

    

Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!