Alimentos cancerígenos e acrilamida

           Nessas últimas semanas, muito têm se falado sobre os efeitos de alguns alimentos sobre a saúde humana, sendo esses classificados como cancerígenos por órgãos importantes. Primeiramente, vou citar a questão dos embutidos. O consumo de carnes processadas em excesso, como linguiça, bacon, salame, entre outras, foram apontadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como prejudiciais a saúde humana. No seu relatório, a OMS afirma que chegou a essa conclusão embasada nos inúmeros estudos realizados na última década relacionando a ingestão de, pelo ou menos, 50 gramas ao dia desses alimentos com o surgimento de câncer colorretal em 18%. 
            Devemos lembrar, porém, que o relatório não sugere que as pessoas deixem de consumir carnes em geral, mas apontam o risco da alta ingestão das carnes processadas que possuem um teor mais elevado de sódio, conservantes e outras substâncias que ajudam na sua maturação.
          Outra questão que surgiu durante essa semana foi a de que a substância acrilamida, formada em certos alimentos geralmente ricos em amido (batatas, pães, torradas, biscoitos, etc) preparados em altas temperaturas, seria cancerígena. A cor mais escurecida nesses alimentos apontaria a presença da substância.
         Um relatório científico publicado pela Agência de Normas Alimentares do Reino Unido (FSA) apontou os riscos do consumo e indicou algumas medidas para que possa ser evitada a formação da acrilamida durante o preparo dos alimentos.
           Não deixar que os alimentos escureçam demais ao cozinhá-los; Reduzir a ingestão de frituras e alimentos industrializados; Dar preferência pelo cozimento a vapor; Utilizar pouca água no cozimento, sem deixar o alimento muito tempo nesse processo. No caso das batatas fritas, uma boa dica é deixar as batatas de molho em uma solução de vinagre (proporção 1:3) antes de aquecê-la. Todas essas medidas, visam, portanto, limitar a ingestão e a formação da acrilamida no preparo dos alimentos, sem cortar qualquer alimento específico da dieta.
              
             Para mais novidades, não deixe de acompanhar o Blog Semeando Saúde e nos seguir nas redes sociais... Compartilhe e comente! Até mais!!
Facebook: /blogsemeandosaude
Instagram: @semeando_saude

Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!