Contaminação cruzada: o que é e como evitar

       

      A contaminação cruzada é uma transferência de micróbios patogênicos (causadores de doença) de um alimento contaminado (normalmente cru) para outro alimento, diretamente ou indiretamente. A contaminação cruzada pode ocorrer na cozinha em várias situações. Portanto, temos que ter atenção ao lidar com os alimentos de forma correta.
      Muita gente não sabe que ao utilizar a mesma faca para cortar uma carne crua, e em seguida a carne já preparada, pode transferir microrganismos que fazem mal à nossa saúde.
      Carnes cruas e vegetais não lavados apresentam grande quantidade de microrganismos causadores de doenças, por isso se não forem manipulados de forma correta, sendo devidamente higienizados e com utensílios como faca, tabua de corte e vasilhas separados, irão contaminar outros alimentos que estão sendo preparados.
    Lembrando que a lavagem das mãos também é essencial, para não ocorrer a transferência dos microrganismos de uma preparação à outra. Da mesma forma, para garantir a segurança de consumo, o processo de cozimento ou lavagem dos alimentos crus não pode ser esquecido.
     A temperatura de cozimento deve ser maior ou igual a 74ºC, garantindo assim que a maior parte dos microrganismos prejudiciais à nossa saúde sejam eliminados.
      É muito importante tomarmos cuidado para que a contaminação cruzada não ocorra entre os alimentos enquanto eles são guardados ou manipulados. Se não fizermos a higiene adequada de mãos e utensílios entre uma atividade e outra, a contaminação também poderá ocorrer.
Como evitar a contaminação cruzada:
  • Separe carnes e peixes crus de outros alimentos.
  • Utilize diferentes equipamentos e utensílios, como facas ou tábuas de corte para alimentos crus e para alimentos cozidos.
  • Guarde os alimentos em embalagens ou recipientes fechados, para que não haja contato entre alimentos crus e cozidos.
  • Lavar bem os utensílios e as mãos depois de manipular alimentos crus
  • Alimentos crus devem ser guardados na parte inferior do refrigerador, e os já preparados na parte superior, quando não houver número suficiente de refrigeradores.
  • Não prepare saladas nas tábuas de cortar, que tenham sido usadas com carne crua;
  • Higienize todos os utensílios após serem utilizados.

      Gostou? Comente, compartilhe e dê sugestões as postagens do blog! Siga nas redes sociais:
Instagram: @semeando_saude
Facebook: /bogsemeandosaude
       Até mais!

Fonte: http://www.alimentarum.com.br/ler-post/15/contaminacao-cruzada
          http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2009/151009_1.htm

Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!