O desinteresse por alimentos na fase pré-escolar

    A inapetência do 1º aos 6 anos de idade é um problema comum, nada mais sendo do que a redução da velocidade de crescimento associada a uma redução de apetite e interesse por alimentação. Pode ser causada como um meio da criança chamar atenção para si ou por carências nutricionais, como a deficiência de ferro. 
     Entre as estratégias que podem ser adotadas estão: o estímulo ao interesse em manipular os alimentos e manter intervalos e número de refeições regulares (o ideal é que a criança se alimente a cada 3 horas, realizando de 5 a 6 refeições por dia). 
      A família deve servir como um exemplo nesses casos, estimulando o consumo de alimentos saudáveis, como legumes, frutas e verduras, visto que as preferências nessa fase são sempre pelas guloseimas (doces, salgadinhos, bolachas, etc.). O volume das refeições deve ser pequeno, de acordo com a necessidade e capacidade alimentar da criança. Talheres, copos e utensílios devem ser adequados ao universo infantil, sendo coloridos de fácil manipulação. 
Exemplo de utensílios para alimentação infantil
      Se houver a recusa da refeição, não substituir por alimentos como mamadeiras, achocolatados, iogurtes, entre outros do tipo.Aguarde o momento da próxima refeição para oferecer novamente o alimento a criança. Os alimentos que a criança não aceita devem ser mantidos sem que haja cobranças para a criança consumí-lo, e havendo sobras no prato, retirá-lo sem comentários. 
      As guloseimas não devem ser utilizadas como forma de recompensa ou castigo. Muitos pais permitem que a criança passe a ingerir o que gosta, agravando a situação de seletividade na hora de comer. Portanto, fique bem atento aos sinais da inapetência, e procure um nutricionista para auxiliar na melhor estratégia de incentivo para que a criança não deixe de realizar as refeições de forma saudável.

Continue acompanhando o Blog Semeando Saúde e nos acompanhe nas redes sociais!
Instagram: @semeando_saude
Facebook: /blogsemeandosaude

Até a próxima!!!

Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!