Branqueamento - técnica de conservação

         Uma técnica bem interessante que pode ser aplicada para a conservação de frutas, legumes e vegetais no dia-a-dia é o branqueamento. Ela garante uma durabilidade de até 3 meses ao alimento, sendo congelado, aumentando o aproveitamento de nutrientes e evitando o desperdício.
          Tudo consiste em um choque térmico que o produto envolvido recebe, inativando algumas enzimas que causam o escurecimento e envelhecimento dos vegetais. O procedimento faz com que a cor, o cheiro e o sabor permaneçam por mais tempo. As folhas ficam mais tenras e firmes, sendo que o alimento fica pré-prepado para o consumo durante o seu tempo de congelamento. 
          


Técnica: Lave bem as frutas e hortaliças a serem utilizadas em pequenos pedaços. Mergulhe o vegetal em uma panela com água fervendo e espere que a água volte a ferver (de 2 a 3 minutos, dependendo do alimento). Retire o vegetal da água fervente e o resfrie imediatamente em uma vasilha de água gelada e gelo por 2 minutos, ou até estar totalmente gelado. Feito isso, retire e escoe a água do alimento, e os coloque em sacos culinários. Importante remover todo o excesso de ar. Adicione uma etiqueta com a data em que essa etapa foi realizada e o nome do vegetal. Congele. 

             Esse procedimento pode ser utilizado em diversos vegetais, como maçã, pêra, berinjela, beterraba, cenoura, milho, vagem, batata, pimentão, brócolis, couve-flor, repolho, couve, chicória e espinafre.   
              Gostou da dica? Comente em baixo, ou nas redes sociais! Continue acompanhando o blog! Até mais!
              Instagram: @semeando_saude
              Facebook: /blogsemeandosaude

Fontes: http://www.douradosnews.com.br/especiais/saude-e-estetica/nutricionista-ensina-conservacao-de-alimentos-com-tecnica-de-branqueamento
http://www.ufrgs.br/napead/repositorio/objetos/operacoes-preliminares/item5.php
https://ingredientedavez.wordpress.com/2014/09/02/tecnica-de-branqueamento-de-vegetais/

Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!