Jejum intermitente funciona?

       Tenho recebido algumas dúvidas sobre uma nova dieta vem tomando conta do mundo das revistas e da mídia em geral: é a dieta do jejum intermitente. Ela consiste na ideia de que a pessoa passe por algumas horas sem ingerir nenhum tipo de alimento (que pode variar de 12 até 24 horas) e, feito isso, o cardápio é novamente liberado para qualquer tipo de alimento no mesmo período, formando um ciclo alternado.
         Porém, ao adotar esse tipo de esquema alimentar sem a devida orientação médica ou profissional, o risco de acontecer alguns problemas podem ser reais. Um exemplo do que a restrição de nutrientes, mesmo que por algumas horas, podem fazer no organismo de quem não está preparado, são os sinais de fraqueza, tonturas, dores de cabeça, irritabilidade e até desmaios. Sem contar que quando o indivíduo acaba o período de jejum, ele quer ingerir o dobro ou o triplo do que normalmente coloca no prato, partindo sempre para opções muito calóricas e nem sempre nutritivas.
           A melhor estratégia para um emagrecimento saudável continua sendo a dupla reeducação alimentar e exercícios físicos moderados, tudo feito com equilíbrio e sabedoria. É certo que ainda estão sendo realizados muitos estudos sobre o assunto. Bons profissionais da área da saúde estão aí para auxiliar justamente em melhores escolhas para cada tipo de organismo. O nutricionista ajuda a determinar através do plano alimentar, entre outras coisas, o número de refeições e os intervalos das refeições que a pessoa fará para se sentir bem e ter bons resultados, de acordo com os seus hábitos e estilo de vida. 
         Espero ter esclarecido bem sobre o assunto... Até a próxima!!!



Fontes: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732005000100008
            http://www.naocontocalorias.com.br/dieta-do-jejum/
            http://www.scielo.br/pdf/ramb/v59n2/v59n2a17.pdf
            http://portalatlanticaeditora.com.br/index.php/nutricaobrasil/article/view/109/187
           
Curta no Facebook: /blogsemeandosaude
Siga no Instagram: @semeando_saude

Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!