Mitos da Nutrição - #nutriresponde

    A Nutrição está cercada por alguns mitos que se propagaram na sabedoria popular por algum tempo... Vamos desvendar algumas?


     
1. Barras de cereais são boas opções para lanches.
Nem sempre. Fique atento à quantidade de açúcares e aditivos contidos nesses alimentos através dos rótulos. Alimentos como frutas secas desidratadas, aveia ou cereais adicionados em vitaminas ou iogurtes podem ser alternativas para um lanche saudável.

2. Tomar líquidos durante as refeições aumenta a barriga.
O que ocorre quando ingerimos líquidos durante as refeições é a distensão e o aumento do tamanho do estômago. O estômago é um músculo que se adapta a quantidade do que consumimos, e ao ingerirmos líquidos junto com as refeições comprovamos esse efeito. O ideal é consumir líquidos em pouca quantidade durante as refeições (se a pessoa já tiver esse hábito) ou esperar 30 minutos antes ou depois de comer.

3. Transpirar durante o exercício significa que estamos queimando gordura.
Não. A transpiração é um mecanismo do corpo onde eliminamos água através da superfície da pele para controlara temperatura corporal, sem relação com a queima de gordura. 

4. Se alimentar a cada 3 horas é saudável.
Esse antigo conceito na Nutrição está caindo aos poucos. O motivo é que isso vai depender muito de cada pessoa, da rotina e hábito alimentar... Até mesmo da ocasião. O importante dentro dessa ideia agora é saber diferenciar a fome fisiológica da psicológica. Ex. se você vai a um rodízio e come bastante, 3 horas depois não sentirá fome ainda, pois o processo de digestão de tudo o que foi consumido ainda está sendo feito pelo organismo.

5. Adoçantes são sempre bons aliados na alimentação saudável.
Muitos tipos de adoçantes, como os a base de sacarina sódica ou aspartame, são ricos em sódio e outras substâncias que, em excesso, são realmente nocivas à saúde. O ideal é procurar por adoçantes a base de stevia ou sucralose, mais naturais, se você for diabético ou quiser uma alternativa ao açúcar refinado comum. 

6. Banana reduz a cãimbra muscular.
O músculo precisa de Cálcio pela produção de ácido lático quando é muito exigido ou de outros minerais, como o Sódio e o Potássio, para manter o seu pleno funcionamento (para que não haja contrações involuntárias ocasionais, como no caso das cãimbras). A banana, sendo rica em Potássio, pode contribuir sim, se esse for o motivo. 



Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!