Dica de filme - O Óleo de Lorenzo

 Lendo sobre a função das gorduras no organismo e recordando as aulas de Bioquímica na faculdade, me lembrei de certo filme que o professor passou em sala de aula para nós muito interessante. O título era “O óleo de Lorenzo”, de 1992, estrelado por Nick Nolte e Susan Sarandon, baseado em fatos reais.
     Tudo gira em torno da história de Lorenzo Odone, uma criança portadora da doença adrenoleucodistrofia, causada por um gene mutante do cromossomo X e transmitida pela mãe para os bebês do sexo masculino. Ela ataca as células neurais, provocando demência severa, perda de visão, da audição, da fala, provocando convulsões. A doença costuma se manifestar na infância. Após muitas idas à médicos, Augusto e Michaela Odone, os pais de Lorenzo, conseguem o diagnóstico e decidem pesquisar em todos os lugares a existência de tratamento. Então, eles conhecem um médico que dá a partida de uma solução: a ingestão de alimentos fonte de ômega 3 e ômega 6. A substância impede a destruição da bainha de mielina, conjunto de células que têm a função de acelerar a velocidade do impulso nervoso, bloqueando a progressão da adrenoleucodistrofia.
        Um outro pesquisador também ajudou os pais de Lorenzo com a descoberta de que o ácido oleico contido no azeite de oliva que barra, em parte, a síntese dos ácidos graxos de cadeia longa de carbono. Todos continuaram buscando a solução para a doença do menino, quando receberam outra informação que, finalmente, faria surgir o "Óleo de Lorenzo": uma mistura na proporção de 4:1 do ácido oleico com o ácido erúcico, obtido do óleo de colza (derivado do óleo de canola). 
         Lorenzo conseguiu, então, aumentar a sua expectativa de vida. Na época da história ele tinha apenas 6 anos, porém ele acabou vivendo até os 30, superando as expectativas médicas. Uma das lições desse filme, incrível e emocionante, é que, as gorduras, que já foram estigmatizadas totalmente e vistas como vilãs, exercem um papel importante e até vital no organismo.



Comentários

Postagens mais visitadas

Siga as Redes Sociais!